O Ministério Público Federal entrou na Justiça com um pedido de fechamento da filial brasileira do Google mais multa milionária, alegando que a empresa não forneceu dados sobre usuários que praticaram ações ilegais dentro do Orkut, especialmente pedofilia e racismo. O Google alega que a unidade brasileira não tem acesso a essas informações, portanto, cabe ao governo brasileiro fazer as solicitações à matriz da empresa, nos EUA. Segundo o Google, todos os pedidos feitos dessa maneira foram devidamente atendidos.
Hoje, o site Folha Online publicou uma entrevista com Nicole Wong, diretora jurídica do Google. De acordo com a entrevista, o Google formou uma equipe de advogados para lidar com os casos de crimes no Orkut. Além disso, Wong afirma que, em contato anterior com a Polícia Federal do Brasil, ficou acertado que todas as solicitações de dados do Orkut deveriam ser feitas ao Google Inc., não ao Google Brasil. Isso porque o Orkut é mantido na sede da empresa, nos EUA, de forma que o serviço é submetido às leis desse país. Somente respeitando a legislação americana é que o Google pode fornecer tais dados, por isso é impossível fazê-lo por intermédio do Google Brasil. A matéria também afirma que, se não houver acordo com a Justiça brasileira, o Orkut pode ser fechado ou barrado aos brasileiros.
O Orkut, na verdade, deve ser uma grande dor de cabeça para o Google. A proliferação de usuários torna muito difícil controlar todas as atividades dentro do serviço. A cada perfil prejudicial eliminado, surge outro. Com comunidades ocorre o mesmo. Além disso, como o Orkut só deu certo no Brasil, é de se esperar que a empresa dê prioridade aos serviços mais conhecidos.
Com tantos problemas, é de se compreender, caso o Google decida mesmo fechar o Orkut ou barrar o acesso aos brasileiros. Infelizmente, o usuário que usa o serviço corretamente é que sairá perdendo, afinal, o fim do Orkut não eliminará e não diminuirá a ação dos criminosos.
Referência: Folha Online.
O GOOGLE NEGA O FIM DO ORKUT
Nenhum comentário:
Postar um comentário